Quando eram pequenos, Hohenheim, o pai dos irmãos Elric, saiu de casa sem razões aparentes, deixando os dois sob o cuidado de Trisha Elric. Os dois foram registrados com o nome Elric que vem da mãe porque o pai não quis colocar seu nome. Os dois, quando tinham 7 e 6 anos, começaram a estudar alquimia com os livros de seu pai. Assim, os dois aprenderam a fazer alquimia. Um dia, voltando para casa, encontram Trisha no chão. Ela estava doente, e morreu. Pinako Rockbell, com pena, deixou a casa deles em pé, e os dois comeriam na casa dela. Os dois irmãos decidiram quebrar o maior do tabu, fazer a transmutação humana e reviver a mãe deles. Eles começaram a estudar, mas nunca conseguiam a teoria certa. Foi quando apareceu na cidade deles uma alquimista talentosa, Izumi Curtis. Se declarando uma dona-de-casa, não os aceitou de início, mas fez um teste com eles; que era ficar um mês em uma ilha sem fazer alquimia; eles tinham que caçar, sobreviver nesta ilha com os perigos que ali rondava. Eles passaram, e ela os ensinou alquimia e luta.
Ao voltar, eles começaram a preparar espaço para a transmutação humana. Na hora de criar o corpo, algo deu errado. Mãozinhas apareceram e levaram Alphonse embora. Edward se viu em frente a um portão enorme, com um homem branco sem mais nada no corpo, apenas com um sorriso. Ele se apresentou como Deus, Verdade Absoluta, Universo, Tudo, Nada, e Você. Abriu o portão e Edward viu o Verdadeiro Conhecimento, mas foi interrompido de ver mais, porque a passagem que ele tinha era muito pouco. A passagem era sua perna esquerda. Ele se vê na sala onde está a "mãe" deles, uma pilha de ossos, carnes e órgãos que tossia sangue. Ele, sem hesitar, usou esse conhecimento para prender a alma de Alphonse em uma armadura. Ele voltou ao portão, onde o homem sorridente disse que ele não aprendia, e dessa vez Edward perdeu o braço direito. Alphonse pegou seu irmão e saiu correndo para a casa da Winry Rockbell. Pinako sentia pena dos dois. Ela foi até a casa onde estava o corpo, o matou e o enterrou num túmulo sem nome.
Roy Mustang, é mandado para recrutar Edward Elric. Roy se espanta ao ver a idade de Ed. Roy sugere que Ed vire um Alquimista do Estado, trabalhando pro exército, porém com acesso a arquivos confidenciais. Edward resolveu virar um Cão do Exército. Assim ele buscaria um jeito de retornar o corpo de seu irmão ao que era antes, e esse jeito seria a Pedra Filosofal. Pagou por duas Automails, uma no seu braço e outra na perna. Passou no teste sem problemas, virando o Alquimista de Estado mais novo da história.
Tem título de Alquimista Federal, com o apelido de "Fullmetal" (Hagane, no japonês), podendo usar Alquimia apenas com as duas mãos. É nervoso, briguento, e esconde por trás de suas atitudes frias um bom coração, pronto para sacrificar sua vida para reparar o seu grande erro no passado. Se importa com quem gosta, apesar de não ter o hábito de avisar que está bem. Mesmo assim, luta pelo o que acha certo, gostando muito de aprender coisas novas. Faz tudo pelo seu irmão. Um de seus traumas é o seu tamanho, odiando quando o chamam de nanico ou baixinho. Odeia leite, mas acha incrível que ele possa virar queijo, algo maravilhoso e misturado com alguns legumes podem virar um delicioso ensopado. fruto do amor de Hohenheim e Trisha Elric, tendo um irmão mais novo, Alphonse Elric.Edward é apaixonado por Winry.